sábado, 19 de maio de 2018

Preocupação

O que a Bíblia diz sobre a preocupação? Há dois sentidos que precisam ser compreendidos das palavras gregas do Novo Testamento (merimna/merimnao) sobre preocupação, cuidado e interesse:

  • ·         Sentido negativo: significa uma preocupação ou um cuidado/interesse legítimo, que está fora de controle (Mt 6:25,31,34; 13:22; Lc 10:41; 21:34; Fp 4:6; 1 Pe 5:7)
  • ·         Sentido positivo: significa uma preocupação como cuidado e interesse legítimo que está submetido ao controle de Deus (1 Co 7:32-34; 12:25; 2Co 11:28; Fp 2:20).

A preocupação que está fora de controle, ou seja, num sentido negativo, é pecaminosa, pois ela expressa nossos reservatórios íntimos de idolatria e incredulidade. Em Mateus 6:19-25 Jesus diz que preocupação é idolatria. A ansiedade é um indicador automático de um coração que não está seguindo o Senhor completamente, mas que está seguindo a alguma outra coisa temporariamente. O que nós julgamos ser de grande valor é o que governará nossas vidas. As coisas com as quais nos preocupamos revelam nossos deuses falsos, eles são o nosso tesouro.

Quão é o seu tesouro? (Mt 6:19-25)
Seu tesouro pode ser segurança financeira, amor conjugal, filhos, perfeccionismo legalista, sucesso, reputação, opinião das pessoas. Muitos tesouros são difíceis de serem identificados pelo fato de serem compreensíveis e legítimos. Porém, um desejo legítimo pode se tornar pecaminoso, quando este se torna uma exigência.

Qual a solução? (Mt 6:30)
Preocupação é incredulidade, e a solução é fé. Mas deve haver arrependimento da incredulidade. John Piper disse: “Jesus diz que a raiz da ansiedade é fé inadequada na graça futura do nosso Pai. Quando a incredulidade consegue o controle dos nossos corações, um dos efeitos é a ansiedade. A causa original da ansiedade é um fracasso em confiar em tudo que Deus prometeu ser por nós em Jesus” (PIPER, 1995 apud JONES, 2016, p. 19-20).

Qual o remédio para a preocupação? (Mt 6:33)
Creia cada vez mais em Jesus e nas promessas do seu evangelho. Confie em tudo que Deus prometeu ser para nós em Jesus. O antídoto para a preocupação é confiar em Deus. O remédio para preocupação é buscar o Senhor, crer nas suas promessas e orientar a sua vida pelas prioridades Dele (Lc 12:32; Rm 8:32). A preocupação não pode trazer melhoras para o nosso futuro. Em vez disso, nos desvia das nossas responsabilidades presentes. Ela esgota nossa energia e consome nossa vitalidade e nos faz perder as alegrias presentes e benção da provisão de Deus.

Se você está desanimado com um problema, não deixe de confiar em Deus. Em Ageu 2, o povo de Deus enfrentou o desânimo quando entendeu que o templo não seria tão glorioso quanto o anterior. Os trabalhos foram interrompidos, mas Deus no verso 4 disse “sê forte (três vezes) e trabalhai, porque eu sou convoco, diz o SENHOR dos Exércitos”. Deus está com você. No verso 5 Ele diz: “Meu espírito está entre vocês. Não tenham medo”. O resultado daquela obra foi glorioso (vs. 6-9). Você não está sozinho, Deus está presente, dando força sobrenatural (2 Tm 4:16,17). Estude e ore sobre passagens como Fp 4:4-13; Jo 14; 1 Pe 5:6,7; Sl 27; 37; 46; 56; 73 e 94.

A preocupação desperdiça o tempo, mas a fé usa bem o tempo como dom de Deus!
 
REFERENCIAL TEÓRICO

JONES; Robert D. Preocupação: Suas raízes e a libertadora perspectiva de Deus. São Paulo: Nutra, 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu filho tem dificuldades em prestar atenção?

Prestar atenção é uma habilidade difícil para todas as crianças. Dar nossa atenção corretamente é uma luta normal. Embora seja uma luta co...