quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Pensando em desistir? Busque a Deus




Olá querido leitor, hoje quero lhe apresentar de forma breve, um personagem bíblico que falou muito ao meu coração, e tenho certeza que irá abençoar você que está em dúvidas em relação ao seu futuro, seu trabalho, relacionamento conjugal, ministerial e tantas outras áreas que tomam espaço especial em nossa jornada, resumindo, a você que está pensando que já chegou ao fim, no seu limite e que não vê saída mais, e que a única palavra que passa na sua mente é “desistir”.
Vamos conhecer um pouco sobre a história do rei Asa, ele reinou em Judá por quarenta anos (910 – 869 a.C). Asa teve paz durante os dez primeiros anos de seu reinado (II Cr 14:1). Tematicamente, ele representa o primeiro reformador religioso de Judá, purificou a terra da idolatria e ordenou que o povo buscasse ao Senhor e que observassem a lei de Deus (II Cr 14:2-5). Possuía um exército de 580 mil homens (v: 8). Eles prepararam-se edificando as cidades fortificadas em Judá, construindo muros e torres para se defenderem, ou seja, usaram esse tempo de paz preparando-se para qualquer guerra que pudesse ocorrer. Quando o exército de Zerá saiu contra o povo de Judá, seu exército somava quase que o dobro do Rei Asa e possuíam muitos carros.“Clamou Asa ao SENHOR, seu Deus, e disse: SENHOR, além de ti não há quem possa socorrer numa batalha entre o poderoso e o fraco; ajuda-nos, pois, SENHOR, nosso Deus, porque em ti confiamos e no teu nome viemos contra esta multidão. SENHOR, tu és o nosso Deus, não prevaleça contra ti o homem” (II Cr 14:11). O exército de Zerá foi totalmente destruído não sobrando nem um sequer (II Cr 14:13). Porém, depois da vitória o Senhor enviou uma mensagem para o Rei Asa de estímulo e advertência. “(..) Ouvi-me, Asa, e todo o Judá, e Benjamim. O SENHOR está convosco, enquanto vós estais com ele; se o buscardes, ele se deixará achar; porém, se o deixardes, vos deixará” (II Cr 15:2), “Mas sede fortes, e não desfaleçam as vossas mãos, porque a vossa obra terá recompensa” (II Crônicas 15:7). Asa reconheceu sua fraqueza diante de Deus e que só poderia vencer com a sua ajuda. Depois que venceu a batalha ele se animou com esta palavra trazida por Azarias da parte de Deus. O problema é que muitos generais depois de vencerem a batalha perdem a guerra devido ao seu orgulho, e Deus não queria que Asa caísse neste erro.
 Infelizmente no trigésimo sexto ano de seu reinado, Asa fez aliança com o rei da Síria para vencer Baasa rei de Israel que estava para atacá-lo (II Cr 16:1-3). Neste momento Asa deixou de buscar socorro em Deus, e confiou no braço de carne. Em seus últimos cinco anos de reinado ele se rebelou contra o Senhor, e na sua enfermidade não buscou a Deus confiando nos médicos, morrendo de uma doença grave (II Cr 16:12).
APLICAÇÕES: Muitas vezes agimos assim em nossas vidas, nos esforçamos muito para alcançar nossos objetivos, buscamos a Deus em tempos de paz e nos preparamos para o futuro. Porém, vemos nesta história que o principal problema de Asa não foi a falta de defesa ou conhecimento, e sim falta de fé. Existem pessoas que estão com o coração dividido como o de Asa: um dia confiava no Senhor e no dia seguinte confiava no braço de carne. Muitas lutas irão aparecer ao longo da jornada de nossas vidas, podemos terminar bem, buscando a Deus e sua força, ou podemos terminar mal, fazendo alianças que não agradam a Deus. Os olhos do Senhor passam por toda a terra para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é TOTALMENTE dele (II Cr 16:9). Jesus conhece seu coração, renda-se a Ele, e tenha uma nova vida em Cristo, pois sem ele nada podeis fazer (João 15:5). A vida é um bem precioso conquistado na cruz por Cristo, por isso, não desista, viva para a honra e glória do seu nome, amém!

Os heróis se vão e nós também - Juízes 16

Alguém disse que um dia especialmente importante para um filho é aquele no qual ele se dá conta de que seus pais pecam. Da mesma forma com...