sábado, 31 de março de 2012

Quais as razões para crer em Jesus?

 “Declarou-lhes, pois Jesus: Eu sou o pão da vida; o que vem a mim jamais terá fome; e o que crê em mim jamais terá sede" Jo 6:35
 “Qual a razão porque não compreendeis a minha linguagem? É porque sois incapazes de ouvir a minha palavra” Jo 8:43

Quando lemos a bíblia sempre procuramos algo que venha satisfazer nossa vida, nossa alma, lemos só aquilo que é do nosso interesse e esquecemos de conhecer o seu autor,  a sua fonte de autoridade que é Deus. O homem hoje está mais preocupado em receber as bênçãos de Deus do que conhecer o próprio Deus da benção, o autor da palavra.
Por esse motivo muitas pessoas quando recebem as bênçãos do Senhor viram as costas para Ele, pois não conhecem a razão de servi-lo, são incapazes de ouvir sua voz através da bíblia, pois só estão interessadas em seus benefícios próprios.

Jesus, o pão da Vida – Jo 6:50-51 “Este é o pão que desce do céu, para que todo o que dele comer não pereça. Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém dele comer, viverá eternamente; e o pão que eu darei pela vida do mundo é a minha carne”.
Jesus deixa claro que o pão que Ele trouxe ao mundo, para nos trazer a vida eterna, não foi nada além do seu corpo, do seu sangue.
Em Êxodo 16 nos fala que Deus sustentou seu povo no deserto por quarenta anos no deserto com o maná que vinha do céu. As escrituras desde o antigo testamento já apontavam que Cristo seria esse pão que veio do céu, porém um pão que daria a vida eterna para nós.
Jesus diz que o que vem a mim jamais terá fome, ou seja, jamais morrerá. Nossa vida não acaba aqui, existe uma eternidade que nos aguarda, ela pode ser vida ou morte eterna. Mas para isso precisamos conhecer o Deus da palavra e crer nele. Muitos procurarão entrar por aquela porta estreita, mas, não poderão, porque serão desconhecidos de Deus. Será que sou conhecido no céu?
Lc 13:24Esforçai-vos por entrar pela porta estreita, pois eu vos digo que muitos procurarão entrar e não poderão”.

Jesus, a fonte de águas vivas – Jo 4:14 aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, á água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna”.
Nós só podemos aceitar Jesus em nossas vidas se o nosso coração for regenerado antes, mas para isso precisamos conhecer seus preceitos, princípios e a sua vontade. Mas como conhecer tudo isso? Lendo as Escrituras, a sua palavra.
Jo 7:38Quem crer em mim, como diz as escrituras, do seu interior fluirão rios de água viva”.
Crer em Jesus é aceitá-lo como autoridade, seguir seus princípios, sua verdade que estão nas escrituras. Para conhecermos este Deus soberano, precisamos ler a bíblia, e ouvir a sua voz, pois é ela quem nos ensina como devemos proceder em nossos caminhos, em nossas decisões, pois a autoridade de Deus é diferente da dos homens, porque Ele é justo e santo.

Qual a razão da nossa esperança em Cristo? – 1Pe 3:15 “antes, santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração, estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós”.
Se alguém nos perguntasse por que eu sigo a Jesus, nós saberíamos responder esta pergunta? Crer em Jesus e praticar seus estatutos é um exercício de Fé, mas tem que haver uma razão, que está nas escrituras. Não pode ser um ato de religiosidade, nem de tradição alguma. As escrituras testificam de Jesus, se nós seguimos algo que não vêm da sua palavra infelizmente não temos razões que comprovem a nossa Fé.
Jo 5:39-41Examinais as ESCRITURAS, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim. Contudo, não quereis vir a mim para terdes vida. Eu não aceito glória que vem dos homens”.
O homem é incapaz de ouvir as palavras de Jesus, por não conhecer as escrituras que testificam Dele, e muito menos crer em seu nome.
Jo 8:51 “Em verdade, em verdade vos digo: se alguém guardar a minha palavra, não verá a morte, eternamente”.
As suas palavras são espírito e vida porque as coisas espirituais são reais porque Cristo é real em nós (Jo 6:63).
A palavra de Deus é viva e eficaz, porque ela nos torna conhecedores da verdade (Hb 4:12).


A importância do conhecimento de Deus para o mundo – Os 4:6 “O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento”
O pecado fundamental era a ignorância, não havia conhecimento de Deus na terra. Isso significa que muito mais do que ser informado sobre Deus é ter conhecimento pessoal do Senhor. O povo sabia que existia um Deus, porém, não mantinham comunhão pessoal com Ele, porque desprezavam o conhecimento.
Os 4:1 “Ouvi a palavra do Senhor, vós filhos de Israel, porque o Senhor tem uma contenda com os habitantes da terra, porque nela não há verdade, nem amor, nem conhecimento de Deus. O que só prevalece é perjurar, mentir, matar, furtar e adulterar, e há arrombamentos homicídios sobre homicídios. Por isso, a terra está de luto, e todo o que mora nela desfalece, com os animais do campo e com as aves do céu; e até os peixes do mar perecem”.
Nossos dias não são diferentes daquela época, pois temos visto coisas semelhantes e até piores acontecendo em nossa sociedade. O pecado tira o entendimento, pois o povo que não tem entendimento corre para sua perdição (Oséias 4:11,14), afetando toda a criação.
Por isso a importância de uma análise crítica fundamentada pela Palavra de Deus, o homem já nasce em pecado, cresce vendo uma sociedade cometendo roubos, mentiras, adultérios, homicídios, sem entendimento nenhum da palavra, a vida se torna sem sentido, pois a sua visão de mundo é totalmente em apostasia e rebelião contra Deus, consultando seus ídolos e se contaminando. O homem nasceu para ter intimidade com o Senhor, feito para “louvor da sua glória” (Ef 1:12).
A vida só começar ter sentido quando o homem, a luz das escrituras, começa a viver o conhecimento de Deus, voltando para o seu Senhor, sendo sal e luz dessa terra (Mt 5:13,14).

Busque o Deus da palavra, preocupe-se em conhecê-lo através das escrituras, pois ele é razão da nossa existência, e sem Ele nossa Fé será em vão.

“Porque, ainda dentro de pouco tempo, aquele que vem virá e não tardará” 
Hb 10:37
“Buscai o Senhor enquanto se pode achar” Is 55:6

domingo, 11 de março de 2012

Permanecendo na presença de Deus


“Quem subirá ao monte do Senhor? Quem há de permanecer no seu santo lugar? O que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à falsidade, nem jura dolosamente” Sl 24:3-4

Muitas vezes queremos chegar na presença do Senhor e estamos dispostos a percorrer o caminho, subir o monte, enfrentar os obstáculos, mas quando chegamos ao alto da montanha não conseguimos permanecer no seu santo lugar, mas por que? Deus só habita em lugar limpo (SANTO) e se você não estiver com suas mãos limpas e com o seu coração puro infelizmente não poderá permanecer na sua presença. Deus quer que nós sejamos Santos para que Ele possa fazer morada em nosso coração, pois somos sua casa, templo do Espírito Santo, e se nossa casa não estiver limpa Ele não poderá habitar ali.


Limpe sua vida, limpe a sua casa – Dt 23:14 “Porquanto o Senhor, teu Deus, anda no meio do teu acampamento para te livrar e para entregar-te os teus inimigos; portanto, o teu acampamento será SANTO, para que Ele não veja em ti coisa indecente e se aparte de ti”.
Se quisermos permanecer na presença de Deus nossa casa tem que estar limpa, para permanecermos em um lugar santo, no seu santo lugar, Deus não habita em lugar impuro, sujo.
Hb 3:5-6 “...a qual casa somos nós...” Moisés era fiel em toda a casa de Deus para testemunhar as coisas que haviam de ser anunciadas. Nós temos que testemunhar o nome santo de Jesus como testemunhas vivas, pedras vivas que vão edificando uma casa espiritual sobre a pedra angular que é Cristo.
1 Pe 2:5-6 “também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo. Pois isso está na escritura: Eis que ponho  em Sião um pedra angular, eleita e preciosa; e quem nela crer não será, de modo algum, envergonhado”.
Quanto melhor for o nosso fundamento em Cristo mais alto poderemos chegar.
1Co 6:19 – Nosso corpo é santuário do Espírito Santo, e se Ele é santo como poderá habitar em uma casa suja? Fomos comprados por um preço, faça valer o sacrifício de Jesus na cruz, pois os limpos de coração verão a Deus (Mt 5:8) .

Morra todos os dias para viver – 1Co 15:31 “Dia após dia morro!”
Interessante esta frase de Paulo, para viver precisamos morrer, temos que mortificar nossa carne para que sejamos vivificados em Cristo (1 Co 15:22).
Podemos exemplificar duas ações que trazem grandes conseqüências na vida de um homem:
  • ·         Fortalecendo a Carne e apagando o espírito e;
  • ·         Fortalecendo o Espírito e mortificando a carne
O homem que anda no Espírito não satisfaz a carne. Gl 5:17 “Porque a carne, milita contra o espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer”.
Jo 2:19 “Destruí este santuário, e em três dias o reconstruirei”. Jesus mostra que para purificar seu templo temos que destruir, expulsar tudo aquilo que não presta, tudo aquilo que se encontra escondido, se o nosso corpo é o santuário do espírito santo devemos purificá-lo, morrendo para o pecado e ressuscitando em Cristo.
Rm 8:10 "Se, porém, Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito é vida, por causa da justiça".
A vida de um homem que renasce em Cristo é assim, ele precisa passar pela Porta das Ovelhas (Ne 3:1 e Jo 10:7) que significa o sacrifício de Jesus, morrer para renascer e esperar a volta do Rei da Glória.

 Honre o nome do Senhor – Sl 23:3 “Guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome”.
Sl 25:11 “por causa do teu nome, Senhor, perdoa a minha iniqüidade, que é grande”  Deus quer que seu nome seja honrado através das nossas vidas, através dos nossos atos para que não venhamos a fazer como o povo de Israel quando profanaram seu santo nome às nações, contaminando com seus caminhos e suas ações a terra que o Senhor lhes deu.
Ez 36:20-23 “Não é por amor de voz que eu faço isto, ó casa de Israel, mas pelo meu santo nome que profanaste entre as nações para onde fostes. Vindicarei a santidade do meu grande nome” vemos neste capítulo do profeta Ezequiel que Israel foi restaurada não por causa da piedade de Deus pelo povo, mas pelo seu nome que ele teve compaixão e vindicou sua santidade.
Muitas vezes contaminamos a casa do Senhor com nossas ações e procedimentos errados, e Deus purifica seu santuário por amor do seu nome, Ele deixa bem claro em Ez 36:32 “Não é por amor de vós, fique bem entendido” . Devemos honrar seu nome, não envergonhar o evangelho, para mostrarmos o nosso amor ao seu nome que é Santo.

“Que possamos permanecer no seu santo lugar, não se contente em subir o monte só para vê-lo, mas permaneça com Ele, morra para o pecado, honre o nome do Senhor e faça jus da sua presença em sua CASA”.

quinta-feira, 1 de março de 2012

Como anda sua vida, tranqüila ou agitada?


Hoje todos nós procuramos maior conforto para nossas vidas, estudamos, trabalhamos e nos dedicamos a muitas coisas que nos trazem prazer, e temos deixado Deus de lado. Dedicar nossa vida a Deus não quer dizer largar tudo para servi-lo, mas é dedicar tudo que nós fazemos para Ele, fazendo o melhor, porque Deus se agrada quando oferecemos o melhor para Ele.
A comodidade e o bem estar na vida do homem têm sido a grande arma do Diabo na vida das pessoas hoje, mas para que? Para lhes dar a impressão de que a tudo está bem sem Deus, e é exatamente isso que ele tem feito, e mais ainda nas pessoas que não conhecem a Deus. Pois quem quer seguir a Deus tendo fartura de pão e próspera tranquilidade? Esta foi a iniquidade de Sodoma, ficaram arrogantes e soberbos fazendo grandes abominações diante do Senhor.

“Eis que esta foi a iniqüidade de Sodoma, tua irmã: soberba, fartura de pão e próspera tranqüilidade teve ela e suas filhas; mas nunca amparou o pobre e o necessitado. Foram arrogantes e fizeram abominações diante de mim; pelo que, em vendo isto, as removi dali” (Ez 16:49-50).

Cuidado com a comodidade - Provérbios 16:25 nos diz que “Há caminhos que parece direito ao homem, mas afinal são caminhos de morte”.

Deus não admite a Soberba - Ez 31:14 “para que todas as árvores junto as águas não se exaltem na sua estatura, nem levantem o seu topo no meio dos ramos espessos, nem as que bebem água venham a confiar em si, por causa da sua altura; porque todos os orgulhosos estão entregues à morte e se abismarão às profundezas da terra, no meio dos filhos dos homens, com os que descem a cova”.
Deus tratou de maneira rigorosa vida de Faraó rei do Egito por ser um homem soberbo, dizendo que o rio Nilo era seu, e que havia feito o rio para ele (Ez 29:3 e 10), e por isso o Egito foi destruído e conquistado pela Babilônia.
O homem que confia em si, no seu braço é maldito, pois “faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do Senhor! Porque será como arbusto solitário no deserto e não verá quando vier o bem; antes morará nos lugares secos do deserto, na terra salgada e inabitável” (Jr 17:5-6).
Deus fez exatamente isto com Faraó, tornando a terra do Egito deserta, em completa desolação (Ez 29:10).

Deus se agrada do humilde – Mt 23:12 “Quem a si mesmo se exaltar será humilhado; e quem si mesmo se humilhar será exaltado”.

Devemos suportar com paciência nossas lutas praticando o bem sem pecar - “Pois que glória há, se, pecando e sendo esbofeteados por isso, o suportais com paciência? Se, entretanto, quando praticais o bem, sois igualmente afligidos e o suportais com paciência, isto é grato a Deus” (1 Pe 2:20)

Quando nós andamos com Deus estaremos em constante luta, pois vivemos em território inimigo (1 Jo 5: 19) e ele quer tirar nossa paz para pecarmos contra Deus vivendo uma vida cômoda e tranquila sem nos importar com os outros e muito menos em obedecer a Deus. Quando agimos assim nos tornamos arrogantes olhando apenas para as nossas necessidades. Cuidado, pode ser que este caminho “tranquilo” seja de morte.


“Bendito o homem que confia no Senhor e cuja esperança é o Senhor” Jr 17:7


Seu filho tem dificuldades em prestar atenção?

Prestar atenção é uma habilidade difícil para todas as crianças. Dar nossa atenção corretamente é uma luta normal. Embora seja uma luta co...