segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Preparando nossos filhos e Protegendo o futuro das novas gerações



“Faleceu Josué, filho de Num, servo do SENHOR, com idade de cento e dez anos; sepultaram-no no limite da sua herança, em Timinate-Heres, na região montanhosa de Efraim, ao norte do monte Gaás. Foi também congregada a seus pais toda aquela geração; e outra geração após eles se levantou, que não conhecia o SENHOR, nem tampouco as obras que fizera a Israel. Então, fizeram os filhos de Israel o que era mau perante o SENHOR; pois serviram aos baalins” (Juízes 2:8-11)

Hoje quero falar sobre a importância da família cristã na sociedade e o seu papel essencial para a evangelização no mundo. Neste texto podemos observar um acontecimento muito triste para a história de um povo. A geração que conquistou a terra prometida liderada por Josué sucessor de Moisés não se lembrou da Lei de Deus quando ordenou que tudo o que o eles tivessem visto e ouvido fosse ensinado para as próximas gerações, aos seus filhos e aos seus netos. “Tão somente guarda-te a ti mesmo e guarda bem a tua alma, que te não esqueças daquelas coisas que os teus olhos têm visto, e se não apartem do teu coração todos os dias da tua vida, e as farás saber a teus filhos e aos filhos de teus filhos” (Dt 4:9).
Será que é possível proteger o futuro? Como podemos proteger algo que ainda não aconteceu e que não é concreto? Sabemos que o nosso Senhor é o Deus de ontem, de hoje e do amanhã, mas se formos negligentes com a sua palavra, com a nossa família, com os nossos filhos o amanhã poderá ser desesperador, cheio de intrigas, problemas e lamentações, porém se andarmos nos seus caminhos e ensinarmos nossos filhos a importância de seguir a esse Deus, nós estaremos permitindo que o nosso futuro seja protegido pelas mãos do Senhor, e seremos bem sucedidos em tudo.

Quinhentos anos atrás a Europa vivenciava um grande avivamento. Nações inteiras estavam rendidas aos pés de Cristo, crentes apaixonados às verdades fundamentais de sola scriptura, sola gratia, sola fide, solus Cristhus, soli Deo gloria (somente as Escrituras, somente a graça, somente a fé, somente Cristo e somente a Glória de Deus). Porém, hoje a Europa de acordo com as estimativas, apenas de um a dois por cento da população são convertidos a Cristo.
O islamismo hoje tem crescido grandemente, o islã é a segunda maior religião e uma das que mais crescem no mundo, e sabe qual é estratégia desses adoradores de Alá? Eles estão enchendo as nações simplesmente por ter muitos filhos e criá-los para seguir Alá.
Esta semana eu estava lendo uma Devocional (O Arauto da Sua Vinda) que recebi, e ali dizia que o pastor Rob Rienow viajando pela europa fez a seguinte pergunta a um missionário: “E os pastores cristãos, estão encorajando os jovens crentes a buscar um casamento dentro do caminho do Senhor para criar filhos e discipulá-los para impactar o país para Jesus?”  Sabe qual foi a resposta? “Existem muito poucos jovens crentes para serem encorajados!”.
A America do Norte também está caindo por causa da negligência dos pais. Os pais hoje estão enviando seus filhos à escola para serem educados e ensinados, esquecendo que estas responsabilidades são deles. O mesmo se aplica aos ministérios dentro da igreja, quantos pais colocam essa responsabilidade nas mãos dos professores de escola dominical ou de líderes de outros programas para crianças e jovens na igreja. Embora as escolas sejam importantes como a igreja também é na vida de uma criança e de um jovem, os pais cristãos consagrados são a primeira opção de Deus para ensinar os filhos (Warren W. Wiersbe). E por conseqüência deste planejamento os pais estão se tornando líderes espirituais passivos dentro de casa.
Hoje, por influencia do capitalismo em nossa região, as famílias têm no máximo dois filhos e será que estão sendo criados para seguir ao Senhor?

 Levantando uma geração que conhece a Deus! – Salmos 78:3-7
“O que ouvimos e aprendemos, o que nos contaram nossos pais, não o encobriremos a seus filhos; contaremos à vindoura geração os louvores do SENHOR, e o seu poder, e as maravilhas que fez. Ele estabeleceu um testemunho em Jacó, e instituiu uma lei em Israel, e ordenou a nossos pais que os transmitissem a seus filhos, a fim que a nova geração os conhecesse, filhos que ainda hão de nascer se levantassem e por sua vez os referissem aos seus descendentes; para que pusessem em Deus a sua confiança e não se esquecessem dos feitos de Deus, mas lhe observassem os mandamentos”

E como fazer isso? Falando sobre esse assunto, assentado em tua casa, andando pelo caminho, quando deitar e quando se levantar (Dt 6:6-7).
É muito simples, não precisamos complicar, é ser presente na vida dos filhos, da esposa, fazendo culto doméstico. Agora quero frisar este termo “CULTO DOMÉSTICO”, não é na igreja que os filhos têm que aprender a cultuar a Deus, eles precisam aprender isso em casa, com seus pais. Ai como seria nossa sociedade, nossa igreja, nosso bairro se todos os pais tivessem este compromisso em casa.

Os deveres dos mais velhos para com os mais jovens – Tito 2:2-6
“Quanto aos homens idosos, que sejam temperantes, respeitáveis, sensatos, sadios na fé, no amor e na constância. Quanto às mulheres idosas, semelhantemente, que sejam sérias em seu proceder, não caluniadoras, não escravizadas a muito vinho; sejam mestras do bem, a fim de instruírem as jovens recém-casadas a amarem ao marido e a seus filhos, a serem sensatas, honestas, boas donas de casa, bondosas, sujeitas ao marido, para que a palavra de Deus não seja difamada. Quanto aos moços, de igual modo, exorta-os para que, em todas as coisas, sejam criteriosos”.

A palavra “temperantes” quer dizer: hábito de moderar, ou seja, tudo com moderação, ser sóbrio tanto no comer como no beber e etc. As mulheres ensinando suas filhas a amarem seus maridos, e exortando os moços para que sejam em tudo criteriosos, sabendo distinguir o bem do mau, o verdadeiro do falso, sendo sensatos. Muitas vezes os filhos são proibidos de fazerem tantas coisas e nem sabem o motivo, portanto os pais devem sempre ensinar e exortá-los para que sejam em tudo criteriosos. Assim eles crescerão no temor do Senhor, que é o maior tesouro na vida do homem.

Clamando a Deus pelos nossos filhos  – Salmos 144:12-15
“Que nossos filhos sejam, na sua mocidade, como plantas viçosas, e nossas filhas como pedras angulares, lavradas como colunas de palácio; que transbordem nossos celeiros, atulhados de toda sorte de provisões; que os nossos rebanhos produzam milhares, em nossos campos; e a dezena de milhares, em nossos campos; que as nossas vacas andem pejadas, não lhes haja rotura, nem mau sucesso. Não haja gritos de lamento em nossas praças. Bem-aventurado o povo a quem assim sucede! Sim, bem-aventurado é o povo cujo Deus é o SENHOR”!

Que nossos filhos sejam fortes, como plantas que crescem com vigor, nossas filhas sejam belas, como estátuas que podem sustentar edifício, bem cuidadas e preparadas para seus futuros maridos. Que nossas casas possam transbordar bênçãos na vida de nossos filhos e de outras famílias, com tudo aquilo que temos recebido das mãos do nosso Senhor. Que os nossos negócios, trabalhos possam prosperar e o nosso proceder venha sempre dar bons frutos, que não venhamos a perder tudo aquilo que temos conquistado com esforço, cuidando e semeando em nossos lares com amor. Porque se não atentarmos para isso poderemos um dia lamentar por não termos instruídos nossos filhos a seguirem a Cristo Jesus. Feliz, é a família que assim se sucede! Feliz é família, a igreja, o bairro, a cidade, a nação cujo Deus é o SENHOR!!!    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu filho tem dificuldades em prestar atenção?

Prestar atenção é uma habilidade difícil para todas as crianças. Dar nossa atenção corretamente é uma luta normal. Embora seja uma luta co...