quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Coração Incrédulo


 
Hb 3:12 “Tende cuidado, irmãos, jamais aconteça haver em qualquer de vós perverso coração de incredulidade que vos afaste do Deus vivo”.

Hoje vivemos em uma época que é muito comum vermos pessoas se declararem evangélicas, dizendo que crêem em Deus, no entanto elas podem não ter compromisso nenhum com o Deus vivo!
Os dias em que nós estamos vivendo não são diferentes dos dias daquele povo que atravessou o deserto murmurando, ansiosos com o dia de amanhã porque não conseguiam descansar em Deus e desobedientes, pois andavam errantes em seus próprios caminhos.
A palavra Crer do grego “PISTEUO” significa: Convicção, Obediência, Confiança, Submissão. E a palavra não Crer do grego “APEITHEO” significa desobediência.

Qual o perigo da incredulidade e da desobediência? He 3:11 “Assim, jurei na minha ira: Não entrarão no meu descanso”.
O povo de Israel endureceu o seu coração, puseram Deus a prova e ficaram no deserto por quarenta anos. Aquela geração que viu todos os milagres de Deus foi a mesma geração que não entrou no descanso preparado por Deus por causa da sua desobediência.
A incredulidade é o contrário da Fé, porque sem Fé é impossível agradar a Deus (Hb 11:6).
Tg 2:26 “Porque, assim como o corpo sem espírito é morto, assim também a fé sem obras é morta”.
É com obras que nós agradamos a Deus, pois é com as obras que nós mostramos o tamanho da nossa Fé (Tg 2:18), o próximo versículo 19 deste mesmo capítulo nos diz que até os demônios crêem e tremem diante de Deus. A verdade é que muitas pessoas sabem que existe um Deus, mas estão muito longe de serem seus servos fiéis, obedientes a Ele, porque a Fé deles é morta e não existem obras que provem o contrário.

Mas o que é FÉ? - He 11:1 “a Fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que não se vêem”.
Pela Fé Abel ofereceu a Deus mais excelente sacrifício do que Caim pelo qual obteve testemunho de ser justo e foi aprovado por Deus quanto às suas ofertas (Hb 11:4), pela Fé Enoque foi transladado para não ver a morte, porque obteve testemunho de ter agradado a Deus (Hb 11:5), Pela Fé, Noé construiu uma arca para salvação da sua casa e creu naquilo que parecia impossível aos olhos de todo homem na terra. Podemos citar todos os exemplos destes grandes homens “que “por suas obras eles provaram o tamanho da sua Fé em Deus”.
As obras não estão só relacionadas ao serviço que eu tenho dedicado a Deus, mas naquilo que eu deixo de fazer como praticar algo que desagrada a Deus, ou ser aprovado por Ele quando passar por provações.
Tg 1:2-3 “Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações, sabendo que a provação da nossa Fé, uma vez confirmada, produz perseverança”.
Provações são obras, e obras é Fé, aquele que é constante no temor de Deus não cai em tentação, mas, é fiel no Senhor, “Feliz o homem constante no temor de Deus” (Pv 28:14). Quando nossa Fé é provada, nós nos tornamos homens constantes, firmes, perseverantes em Cristo.
Se nós crermos em Deus como a palavra do original nos ensina, nós não só creremos que Ele existe, nós teremos a convicção e a certeza que Ele é poderoso para nos salvar, confiando toda nossa vida em suas mãos, e vivendo em obediência a Ele.
Portanto “Não andeis ansiosos por coisa alguma” (Fl 4:6) mas, descanse em Deus.
Que sejamos cautelosos, tomando cuidado para que o nosso coração não se torne coração incrédulo, para não se afastar do Deus vivo. Amém!

“Esforcemo-nos, pois, por entrar naquele descanso a fim de que ninguém caia, segundo o mesmo exemplo de desobediência” Hb 4:11
“Os justos herdarão a terra e nela habitarão para sempre”. Sl 37:29

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu filho tem dificuldades em prestar atenção?

Prestar atenção é uma habilidade difícil para todas as crianças. Dar nossa atenção corretamente é uma luta normal. Embora seja uma luta co...