terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Construindo os muros (Edificando minha casa)


Construindo os muros 
(Edificando minha casa)

Introdução
Ne 4:8-9”Ajuntaram-se todos de comum acordo para virem atacar Jerusalém e suscitar confusão ali. Porém nós oramos ao nosso Deus e, como proteção, pusemos guarda contra eles de dia e de noite”.

A história de Neemias na bíblia nos fala de um personagem que obteve sucesso na reconstrução dos muros de Jerusalém por ter sido fiel a Deus, ter sido ótimo líder dando ânimo aos trabalhadores e não se deixou abater por seus inimigos, que desprezado, zombado por eles, tentaram intimidá-lo, mas Neemias venceu uma grande “oposição” que estava contra ele, por intervenção de Deus, por que Deus estava com ele.

 1 – Em quem você tem confiado a sua força? 
Sl 27:1-3 "O SENHOR é a minha luz e a minha salvação; de quem terei medo? O SENHOR é a fortaleza da minha vida; a quem temerei? Quando malfeitores me sobrevêm para me destruir, meus opressores e inimigos, eles é que tropeçam e caem. Ainda que um exército se acampe contra mim, não se atemorizará o meu coração; e, se estourar contra mim a guerra, ainda assim terei confiança".
Como tem sido nossa guarda diante das situações da vida, diante do inimigo? 
Você tem baixado sua guarda ou tem lutado com todas as suas forças?
Quando os inimigos de Neemias se levantaram contra ele e todo povo  de Israel para os  impedirem de reconstruírem o muro, eles oraram a Deus .
Ne 4:3-6 ”tenha ânimo” – os inimigos planejavam desviar o propósito que Neemias tinha em seu coração, pois queriam desviar o seu foco.
Muitas vezes o inimigo tenta desviar o foco do nosso trabalho, nosso objetivo de alcançarmos a vitória , por vários motivos e situações preparado por ele para nos tirar a paz.
Quando fazemos a vontade de Deus nós despertamos a ira do nosso inimigo.
Ne 4:9 “Devemos ser vigilantes” – jejum e oração.

2 – Onde você tem edificado os muros de sua casa? 
Mt 7:24-27 "Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha. E todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica será comparado a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, e ela desabou, sendo grande a sua ruína".
Quando lemos a palavra de Deus e fazemos o que ela nos ensina nós somos edificados com a palavra do Senhor e o inimigo percebe que os muros estão se fechando e você não esta dando espaço para ele entrar, e são estes que ele quer derrubar o muro. Ne 6:1-2
Nós não podemos dar brecha para o inimigo entrar, pois ele vai tentar derrubar seu muro naquilo que você é fraco, no seu ponto fraco, através de ciladas e armadilhas.
Ne 6:3-4 “Neemias recusou 4 “convites” –  pois ele sabia que era uma cilada.
Nós aprendemos com Neemias que devemos estar sempre firmes na “Rocha” e vigilantes, para não cairmos nas armadilhas que nosso inimigo pode preparar contra nossas vidas, coisas que muitas vezes aparecem em nossos caminhos como uma boa aparência, e muitas vezes nos levam a satisfazer a vontade da carne, e temos que ter o discernimento de dizer não.

3 – Proteja o seu muro (casa) e conquiste a vitória
Sl 127:1-2 "Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela. Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão que penosamente granjeastes; aos seus amados ele o dá enquanto dormem".
Neemias só conseguiu terminar a obra porque Deus esteve com ele, e ele não desanimou e nem pecou porque ele não caiu em armadilhas. Ne 6:15-16
Se não for o Senhor quem edifica a casa, nossos esforços serão em vão.
Js 24:14-15 "Agora, pois, temei ao SENHOR e servi-o com integridade e com fidelidade; deitai fora os deuses aos quais serviram vossos pais dalém do Eufrates e no Egito e servi ao SENHOR. Porém, se vos parece mal servir ao SENHOR, escolhei, hoje, a quem sirvais: se aos deuses a quem serviram vossos pais que estavam dalém do Eufrates ou aos deuses dos amorreus em cuja terra habitais. Eu e a minha casa serviremos ao SENHOR".
Devemos servir ao Senhor com integridade e com fidelidade, escolheis hoje a quem sirvais.
Se você é o líder da sua construção, ou seja, da sua casa, fique  no seu posto de guarda, proteja o seu muro e diga: "Eu minha casa serviremos ao Senhor". A responsabilidade está em suas mãos de ganhar toda sua família para Jesus. Neemias foi exemplo de liderança.
E se você ainda não é o líder comece a construir a sua casa firmada na rocha, pois na hora certa Deus lhe concederá a benção, a vitória, e você constituirá uma família que serve a Deus.
Is 44:8 "Não, não há outra Rocha que eu conheça".

4 - Devemos planejar nossa construção 
Lc 14:28-31 "Pois qual de vós, pretendendo construir uma torre, não se assenta primeiro para calcular a despesa e verificar se tem os meios para a concluir? Para não suceder que, tendo lançado os alicerces e não a podendo acabar, todos os que a virem zombem dele, dizendo: Este homem começou a construir e não pôde acabar. Ou qual é o rei que, indo para combater outro rei, não se assenta primeiro para calcular se com dez mil homens poderá enfrentar o que vem contra ele com vinte mil?".
Se você fizer um bom planejamento, você terá uma boa casa, você terá uma meta, saberá a onde se quer chegar, a que caminho seguir, com as pessoas certas com quem você pode contar
Neemias foi bem sucedido porque ele foi um homem:
  • De Oração
  • Obediente a Palavra de Deus
  • Que exerceu uma boa liderança
  • E que obteve um bom Planejamento
 Ne 7:1-3 “ponham-se guardas dos moradores, cada um no seu posto diante de sua casa”.

Autor: Thiago C. Scalco

2 comentários:

  1. E ai Thiago! Muito abençoador o seu texto!

    Realmente!
    Na edificação dos muros das nossas vidas sempre encontramos grandes desafios e opositores implacáveis.
    Uma parte que eu gosto do livro de Neemias é aquela que fala que os trabalhadores construíam os muros com uma mão e na outra seguravam a espada, para o caso de virem inimigos pra guerrear.
    A luta nunca pára mas temos um Deus que esta sempre ao nosso lado!

    Abraços!

    Fica na paz

    Helio

    ResponderExcluir
  2. Que o Senhor Deus continue te abençoando hoje e sempre !!!

    ResponderExcluir

Os heróis se vão e nós também - Juízes 16

Alguém disse que um dia especialmente importante para um filho é aquele no qual ele se dá conta de que seus pais pecam. Da mesma forma com...